quarta-feira, 29 de agosto de 2007

X-DEMENTE NA MARINA


Já tá confirmada a festa que vem arrasando em SP. Dia 08/09 a carioquíssima X-Demente em mais uma edição na Marina da Glória. Pra quem pretende passar o feriadão na cidade, não vão faltar opções de boa festas.


X-DEMENTE: HISTÓRIA DE SUCESSO
http://www.xdemente.com/

"ValDemente" surgiu da união dos nomes dos produtores da festa, Valeria Braga e Fábio Monteiro, o Fabinho Demente.

Na época que a festa surgiu, Valéria trabalhava como gerente da loja Yes, Brazil do shopping Rio Sul, e Fábio era formado em Comunicação Visual e em Desenho Industrial (colega de turma do DJ Felipe Venâncio). A história toda começa na primeira viagem internacional feita por Fábio, que o levou a conhecer o Sound Factory, um club enorme em Nova York.

Na volta de Fábio para o Brasil, apenas uma certeza: a vontade de produzir festas. Fábio e Val se conheceram na festa de aniversário dele, em seu apartamento. De cara ficaram amigos. Certa noite, na festa "Elevation" que acontecia na finada Dr. Smith, Fábio sugeriu uma festa como aquela para comemorar o aniversário de Valéria.

Então, no dia 6 de Junho de 1993, no apartamento de Fábio Monteiro na rua Júlio de Castilhos, em Copacabana, aconteceu o que passou a se chamar de ValDemente número zero, reunindo as turmas de Fábio e a de Val. De presente, o DJ Felipe Venâncio assumia as picapes.

A festa foi um sucesso, com os amigos pedindo por mais. Fábio resolveu ousar e alugou o estúdio do fotógrafo Pedro Botelho, na rua da Passagem. Criou a logomarca e com restos de cenários de teatro realiza a sua festa. Era Agosto de 1993... Sucesso absoluto, a festa chegou a ser capa do caderno RioShow do jornal O Globo.

A segunda edição da festa aconteceu em num sobrado maior, com três andares, na rua São Clemente. Foram lá as seis edições seguinte... Até a demolição do espaço. Mas foi na Fundição Progresso que a festa ganhou status, tendo antes feito história na edição de carnaval, na quadra da escola de samba Estácio de Sá.

Muita gente famosa passava pela ValDemente. Miguel Falabella, Diogo Vilela, Leonardo Viera, Marisa Orth, Monique Evans, Elba Ramalho e Vera Fischer, misturados com as barbies, clubbers, heteros, Drag Queens, fashionistas... todo mundo junto. O clima entre as "tribos" era de completa paz, muita alegria e celebração.

Em 1996, Felipe Venâncio se desliga da festa e é substituído por Marcelo Tallandré, que tocou sozinho pela primeira vez. A última edição da ValDemente aconteceu no dia 11 de maio de 1996.
Daí Fábio passa a realizar - sozinho - a sua festa. Nascia o que hoje chamamos de X-Demente, com o carnaval de 1997 no Píer Mauá sendo tido como o mais bombado da gay scene nacional e marcando história naquele verão.

A X-Demente crescia e Fábio passa a investir em novos DJs fazendo uma mistura de estilos, que não só o House Music.

O Techno começava a dar sinais na cidade e Fábio Monteiro decidiu produzir uma pista separada para o gênero. O verão de 1996/1997 foi conhecido pela mídia como "o verão do techno".
De lá para cá, a X-Demente se firmou como "A maior Label Party do Brasil", realizando festas memoráveis na Fundição Progresso. Personalidades importantes da cena eletrônica gay mundial como Vitor Calderone, Peter Rauholfer, Steve Lawer, o top Paul Oakenfold, a performática Ru Paul e a diva do eletro, Miss Kittin, já estiveram na X-Demente.

Em 2002, Fábio Monteiro resolveu apostar em outro local para realizar sua festa: uma imensa e absurda lona localizada na Marina da Glória. Mais um tiro certo! Com uma vista deslumbrante para a baía de Guanabara, a X-Demente tem tido público médio de 2500 pessoas a cada edição e firmado mais e mais seu nome.

Nenhum comentário: